Experiência


Nossa Experiência

Em 31 de janeiro de 2013 contabilizamos um total de 5476 procedimentos realizados. Destes,  1816 foram de implantes de dispositivos eletrônicos ( marcapasso, desfibriladores e ressincronizadores cardíacos) , 3670 estudos eletrofisiológicos intracardíacos  que resultaram em 2022 ablações por cateter de radiofreqüência. Não incluímos nesta contagem as centenas de cardioversões elétricas.

É-nos de especial orgulho termos sido pioneiros na introdução da utilização no mapeamento eletroanatômico intracardíaco em Alagoas e em Pernambuco iniciando assim a nova onda tecnológica a serviço do paciente, incrementando  significativamente o êxito no tratamento de algumas arritmias específicas como a fibrilação atrial. Possuímos uma experiência acumulada de 120 pacientes e a taxa de cura, até o presente momento, é  de 96%.

Considerando as informações de outros serviços especializados no Brasil, parece que computamos o maior número de pacientes em idade infantil ou ebeátrica (adolescentes) curados de Wolff-Parkinson –White (WPW). Nestes casos específicos nossa taxa de cura na primeira tentativa é superior a 99%. Somos os únicos a ter realizado a ablação do WPW via artéria radial (artéria que passa pelo pulso) em situações especiais.

Também os resultados extremamente favoráveis no tratamento com o ressincronizador cardíaco através do posicionamento do cateter de estimulação ventricular esquerda no seio venoso de pacientes com grave insuficiência cardíaca, tem nos dado a certeza que estamos no caminho correto na orientação aos pacientes cuja única alternativa seria o transplante cardíaco.

Somos também responsáveis pelo ambulatório de arritmias cardíacas da UCMF (Unidade de Cardiologia e Medicina Fetal) onde acompanhamos fetos , neonatos e crianças com arritmia cardíaca. A experiência é particularmente crescente no controle dos pacientes infantis com doença cardíaca congênita complexa e arritmia cardíaca.

 

Nosso serviço de Holter atua com unidade instalada no Procardio-Recife e na UCMF. Estamos engajados na instalação do serviço de arritmia e Holter do Hospital das Clínicas da UFPE.